"Pegadinhas" reveladas.

  • abundancia

 

Em 2009, durante a primeira ediçao de um dos curso da Verakis em Portugal, passeando pour uma livraria, me deparei com o livro "Comer sem Pensar" (no Brasil o titulo é outro) de Brian Wansink. O resumo e apresentação do livro me conquistaram e a leitura não fez por menos pelo conteudo do livro.

Brian Wansink é um pesquisador americano e durante um bom tempo analisou o comportamento humano frente ao alimento e alimentação para embasar estratégias de marketing no setor de alimentos. Empoderado por este conhecimento, ele escreveu este livro para o consumidor e por meio do qual apresenta suas pesquisas e como vivemos, de "cilada em cilada", constantemente submetidos aos estimulos de compra e consumo.

Desde de 1997 que eu, na minha "aventura" nomeada mestrado, comentava que deveriamos entender estas estratégias para conseguirmos usar e abusar da tal empatia e orientar melhor aqueles que consultam um nutricionista ou nutrologo.

Desde de 2009 indico este livro para as minhas alunas e fiquei muito satisfeita ao saber que Brian Wansink esteve no Brasil, por isso a Sonia Carvalho foi ao event me representando.

Assim como eu e as minhas ex-alunas que leram este livro, Sonia também começou a mudar alguns comportamentos em casa.

Desde a leitura do livro eu compro alimentos acondicionados em pequenas porçoes, não deixo doces e balas à vista, tenho lista de desafios, penso como vou apresentar meus pratos, diminui o tamanho dos pratos, talheres e copos...

 

O que eu aprecio mesmo no livro é que nao tem militantismos e crenças sem fundamentos, não tem tabelas de composição quimica de alimentos, não tem calorias, não tem com ou sem gluten, orgânico ou integral...tem é comportamento, tem sociedade, tem consumo, tem realidade...

 

Concordo que "assume-se como uma leitura obrigatória para quem quer tomar consciência da dinâmica escondida por detrás dos hábitos alimentares.

Eu indico!

 

Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos (Paris, 18/12/2014) - Teclado francês, sem sinais graficos para acentuação do português.

 

"Pegadinhas" reveladas.
"Pegadinhas" reveladas.
"Pegadinhas" reveladas.
Minimalist © 2014 -  Hébergé par Overblog