Sim se vende leite materno!

  • Juliana Grazini
  • Choque

Daquelas que incomodam e muito!

Neste sabado, 17 de outubro, encontrei com uma antiga colega de trabalho, quando ministravamos aulas numa faculdade paulistana. Estavamos relembrando dos nossos sabados de aula, e eu lembrei de alguns produtos que os alunos desenvolveram durante a disciplina que ministrava: Marketing e Nutrição. Eu comentei que eu dava muita liberdade mas que vetei um projeto de produção e venda de leite materno desidratado, por se tratar de uma questão ética muito delicada, ainda mais num "mundo" onde existe muita pobreza e muita fome.

Uma das pessoas que estava na mesa comentou que nos EUA se vendia...E confesso: não prestei muita atenção por acreditar que era uma "viagem", que não era possivel.

Eis que, chegando em casa e abrindo uma revista feminina grande publico, me deparo com a matéria: "Le business du lait maternel" (Grazia, França, N.315, 16/10/2015, Pag. 85).

Sim! Nos EUA se vende leite materno! Sim! Se vende!

No site Only the breast :/http://http://www.onlythebreast.com/

Valores: 800 dolares/710 euros os 12 litros de leite.

Publico: maes que não conseguiram amamentar, maes com dificuldade de produção de leite, casais homosexuais, e bodybuilders" (anedota: eles justificam que é por causa dos hormônios...).

E, em 2015, ainda existe o serviço de ama de leite que uma agência em Bervely Hills propõe: uma lactante disponivel 24hs/24hs; um "serviço de luxo" que custa 5000 dolares/4440 euros a reserva + em torno de 1000 dolares/887 euros por mês.

Em contrapartida a fundação Human Milk 4 Human Babies, tem outro posicionamento: leite materno deve ser doado. http://hm4hb.net/ Ufa!

Aleitamento materno sim! Claro que sim! Mas hoje em dia temos um acervo de formulas que podem substiui-lo! Amor materno/paterno pode ser doado e sentido por de varias maneiras. Ninguém é obrigado amamentar para amar seu filho. Ninguém precisa, obrigatoriamente, oferecer leite materno para que seu filho seja bem nutrido.

Paremos de disseminar modas sem reflexão, sem conhecimento, sem consciência das coisas, sem visão holistica, sem noção das consequências.

Por favor, senhoras e senhores especialistas e especialistas, se informem melhor.

Por favor senhoras e senhores pesquisadores, saibam o que, como e pra quem divulgar seus resultados.

Por favor senhoras e senhores editores de jornais, revistas, blogs e outros, e jornalistas, lutem pela melhoria das informações destinadas ao grande publico.

O que queremos da vida humana na terra? O que queremos das sociedades?

Paris, 19 de outubro de 2015.

Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos (teclado francês, sem alguns sinais graficos da lingua portuguesa)

Sim se vende leite materno!
Minimalist © 2014 -  Hébergé par Overblog