Jogar fora é démodé.

Depois do alerta da FAO em 2006, quando então se passou a prever que a humanidade poderia passar fome em função da drástica  diminuição dos estoques mundias de alimentos, uma série de campanhas de conscientização e estratégias para diminuir o desperdício foram colocadas em prática.

(Tudo bem que ainda pouco se fala de um crucial problema da fome no mundo: a distribuição de rendas e o acesso aos alimentos.)

Gastrônomos de mundo inteiro, sensibilizados com a questão do desperdício (1/3 da comida produzida no mundo e jogada no lixo) todos os setores da cadeia de alimentos têm "colocado a mão na massa": 

O Chef italiano Massimo Bottura criou a associação Food for Soul.http://www.foodforsoul.it/

Na Inglaterra foi criada a WastED, que é uma comunidade de chefs, agricultores, pescadores, distribuidores, processadores, designers e varejistas, trabalhando em conjunto para aproveitar os "resíduos" formados em todos os elos da cadeia alimentar.  http://www.wastedlondon.com/

Na França o Dicosoupe  é um "movimento" nascido em Paris, em 2012 que tem que trabalha para sensibilizar o grande pùblico sobre o problema do desperdício de alimentos.  Voluntários fazem um mutirão e com mùsica produzem sopa com alimentos descartados das feiras livres, restaurantes coletivos e outros, e distribuem para população carentes.http://discosoupe.org/lemouvement/

Surgiu o "freganismo": um modo de vida que consite em viver sem gastar dinheiro e portanto, se alimentar nos "lixos".

O livro do momento na França agora é o "Anti-gaspi" (gaspillgae em francês quer dizer desperdício) de Sonia Ezgulian. Um livro de aproveitamento de restos, como se faz no Brasil há décadas com a população carente e que sempre foi muito criticado. Agora virou moda!

Além das plataformas :      http://www.zerogachis.comhttp://optimiam.com e http://toogoodtogo.fr que repertoriam em tempo real os comerciantes, supermercados, padarias, etc. que estão vendando seus excendetes por preço reduzido. (Lember-se: Na França os estabelecimentos comerias que jogam comida no lixo são submetidos a uma pesada multa pesada.)

 

Alimentação e compromisso social é isso aí também!

 

 

Por Juliana T. Grazini dos Santos

 

 

Jogar fora é démodé.
Minimalist © 2014 -  Hébergé par Overblog