Evolução do "comer".

  • Juliana Grazini dos Santos
  • De olho

A comida e o comer nunca foram tão comentados como atualmente. Na França, estes temas são, depois   do lazer e da tecnologia, os que mais se compartilha e comenta na "web".

Seguem quatros tendências socias.

1. A ética do comportamento

Nas conversas francesas sobre alimentação aparecem cada vez mais os temas da luta contra o desperdicio de alimentos; o gerenciamento de recursos naturais; o "locavorisme" (comer o que é produzido localmente); a relação com os pequenos produtores; as condutas éticas dos fabricantes; as desigualdades socias da alimentação, dentre outros.

O comer tem se tornado um ato ético, quase militante. A preparação de uma refeição não é mais relacionada com o que se coloca na panela. Agora é tão importante dominar as técnicas de preparo dos alimentos, quanto a origem dos ingredientes. A compastagem està em voga, assim como as mini-hortas nas varandas dos apartamentos.

O que se come deve estar de acordo com os valores morais.

 

2.A Food tech

 

A geração dos milênios (18-34anos) enxerga a cozinha como um laser e não como uma àrdua tarefa como a geração anterior.

 

Isso também se traduz por uma inovação exponencial em torno das ferramentas digitais relacionadas ao alimento e alimentação.

 

Entre 2013 e 2016, 39 bilhões de dolares  foram investidos em projetos "Food Tech".

 

O digital é utilizado para encontrar uma receita, aprender a descarcar um legume, reservar um restairante, contar as calorias de um prato...

 

 

3. Compartilhar refeições.

 

A alimentação no "coletivo" tem se mostrado cada vez mais presente. 

 

Com o plataforma  "Social Dining" e outras parecidas, por preços mais baratos que o dos restaurantes as pessoas recebem em sua casa e compartilham refeições.

Não é necessàario ser um "expert" em gastronomia, o que conta é conhecer pessoas em torno de uma refeição agradàvel.

 

Um novo modo de criar relações sociais, exercer a convivialidade e transmitir conhecimento.

 

 

Fonte: http://www.influencia.net/fr/actualites/media-com,media,gout-autres-pour-food,7635.html?utm_campaign=newsletter-s30-26_07_2017&utm_source=influencia-newsletter&utm_medium=email&utm_content=gout-autres-pour-food

Evolução do "comer".
Minimalist © 2014 -  Hébergé par Overblog