Direto do produtor.

  • Juliana Grazini dos Santos
  • De olho

 

Em Colmar (http://www.colmar.fr/), uma cidade francesa que fica na região da Alsácia, 35  "paysans( agricultor, ou criador de animais) compraram um supermercado LIDL (rede de sumermercados "low cust" alemã) e "quebram" o circuito da grande distribuição vendendo exclusivamente produtos locais negociados e vendidos diretamente pelos produtores.

Trata-se de um supermercado comum, mas com produtos provenientes da região de Colmar e de produtores locais.

 

Enfim começamos a ver iniciativas que além de incentivar os produtores uma vez que anegociação de preços é mais fàcil e "honesta", incentiva a economia local, oferece alimentos locais, mais frescos e provavelmente de melhor qualidade aos consumidores locais, e frea um pouco o "abuso" do "mercado da grande distribuição".

 

Paul Roberts no seu livro "O fim do alimento" demonstra bem a crueldade dos grandes distribuidores e como eles colaboram para a diminuição da qualidade dos alimentos e colocam as agricultores e produtores em situações delicadas, obrigando-os a produzir cada vez mais e mais barato.

Precisamos enxergar os verdadeiros vilões dos circuitos-alimentares mundiais!

 

Por isso, embora noticia não seja tão recente e já foi compartilhada pelo FB, tinha que estar registrada por aqui também.

 

 

Quem quiser pode ver a matéria da France 3: https://www.facebook.com/FR3.Alsace/videos/10155641341303781/ que foi a fonte deste post.

 

 

Juliana Grazini dos Santos 

Direto do produtor.
Minimalist © 2014 -  Hébergé par Overblog