A alimentaçao humana deve ser respeitada: mensagem subliminar inadmissivel!

  • abundancia

A ultima edição da revista brasileira "Super Interessante" publicou uma imagem/foto com uma mensagem subliminar inadmissivel. Transformar um prato de massa com molho de tomate em caveira e sangue é inadmissivel. Ignorância do editor, mal gosto do editor de arte, falta de responsabilidade e, repito, muita, muita ignorância; jornalismo barato.

10513451_10152674986797580_5473164554116246018_n.jpg

Não li a matéria e portanto não sei qual é o conteudo, mas quem trabalha na area sabe muito bem que a capa é a vedete da revista, é um lugar "forte", que comunica  e neste caso DESinforma muito mais que a matéria completa; a capa é vista por muito mais gente, ela chama mais atençao, enfim, tudo o que eu não preciso descrever agora.

 

O gluten virou o vilão da historia, depois do colesterol, da lactose, do pão, do açucar, dos alimentos acidos, e dentre varios outros que Brillat de Savarin ja descrevia na sua obra prima a "Fisiologia do Gosto" em 1826.

 

Os modismos alimentares sempre existiram e infelizmente existirão porque eu acabo crendo que o homem gosta da ignorância, prefere a ela do que ao trabalho de pesquisar, de saber diferenciar uma boa fonte de uma ma, de diferenciar profissionais sensacionalistas de profissionais sérios...

 

A chamada, ou "acroche" (que me desculpem os jornalistas e editores de o termos esta errado) é ùais infâme ainda: "O perigo do glúten. Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo?"

 

 Que perigo é este? Obesidade é o que eu entendo como uma patologia multicausal que envolve fatiores fisicos, fisiologicos, herediatrios, sociais, econômicos, emocionais, etc.?  MULTICAUSAL quer dizer que não tem uma causa so nem uma solução simples e miraculosa.

Jesus sofria de intolerância ao gluten também? Como escreveu uma ex-aluna "Jesus deve ter sido crucificado por que comia gluten ?" 

E eu pergunto: a humanidade evolui graças a que alimento? Eles nao tinham gluten? O pão de Jesus e de todos os simbolos da historia antiga não eram feito de trigo?

 

Emagrecer sem gluten. Claro que é facil! Retirem massas da alimentação e vejam o que sobra? 

 

Francês come bastante pão e nem por isso é obeso!!!

E que não venham me dizer que o trigo é transgênico! Informem-se sobre o que é transgêncios e corram para evitar a monotinia alimentar a extinçao da diversidade biologica. este sim é um risco serissimo!!!

 

Grande pecado: querer generalizar o que deve ser individualizado. Um individuo é uma coisa, uma população é outra coisa.

 

Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos - Nutricionista, Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Cientifico/Popularizaçao Cientifica pela Universidade de Paris 7. 

 

Paris, 28 de junho de 2014.

Minimalist © 2014 -  Hébergé par Overblog