Fast Food Nation - A publicidade é realmente o verdadeiro vilão ?

  • abundancia

index.jpg

 

Fast Food Nation é um filme americano realizado por Richard Linklater e distribuido em novembro de 2006. O filme foi baseado no livro de mesmo nome, escrito por Eric por Eric Schlosser.

 

O filme, baseado num documentario é uma ficção romanceada que mostra alguns aspectos perversos das ligações entre fornecedores de carne para os restaurantes do tipo "fast-food" e os representantes comerciais destes ultimos.

Este filme me pareceu forte, uma vez que mostrou algumas questões éticas e algumas particularidades dos seres humanos que nos faz sentir mal. Eu diria que é um filme cruel e duro, que mostra uma realidade crua e nua...embora tudo se passe num estilo "holywoodiano".

 

Depois do mal estar de ter que refletir sobre as condições dos imigrantes mexicanos ( dai de todos os outros imigrantes ou mesmo migrantes), da maldade com os animais, da perversidade dos sistemas politicos baseados na economia eu me questionei:

 

1. O que a gente realmente come?

2. Do que é feito um ou varios hamburguers?

images-2.jpg

3.De onde vem o hamburguer? Quem inventou e porque gostamos tanto desta carne moida, que esta claro, que não é constituida das partes mais nobres dos bovinos, suinos ou das aves...

 

Estas questões me remeteram ao fato de que pouco sabemos sobre o que comemos e porque comemos! Antropologos, por favor dêm nos respostas!

 

E eu pude concluir mais uma vez que: militar contra a publicidade de alimentos é o mesmo que tirar poeira de uma casa suja, passar verniz num movel com cupim... O que precisamos é saber o que comemos!!! Do que são feitos os alimentos! De onde eles vêm! Porque eles existem!!!!

 

Se a publicidade for proibida (digo proibida, e não regulamentada) comeremos melhor? Questionaremos a qualidade da nossa comida?

 

Prezados militantes, estudem um pouco mais sobre o mercado de alimentos! Talvez vocês deixem de se focalizar na publicidade e aceitem que ela deva somente ser regulamentada e não proibida. Entendam o que é o mercado de alimentos, o quanto ele move em milhões ou trilhões de euros ou dolares! Entendam que a verdadeira sacada das industrias não é publicidade mas sim os pontos de vendas!!!

 

OK! Proibimos a publicidade. Mas é auele monte de alimentos de baixissimo valor nutricional que se encontram nas farmacias, nas bancas de revistas, na portas das escolas, nas cantinas...???

 

index-1.4.jpg

Juliana T. Grazini dos Santosimages-1.jpg

Minimalist © 2014 -  Hébergé par Overblog